Qual o Melhor Software para Oficina Mecânica

Título: Qual o Melhor Software para Oficina Mecânica
Criado em 12/02/2015 - Publicado em - Atualizado em 08/09/2021
IS2 Sistemas de Informação
IS2 Sistemas de Informação

Software para Oficina Mecânica A IS2 Sistemas de Informação desenvolve software de gestão empresarial específicos para determinados segmentos de mercado. Atuamos no mercado desde 2007 oferecendo soluções em software para diversos segmentos, entre eles: auto-center, centro automotivo, software para oficina mecânica, moto-center, moto peças, auto peças, chapeação e pintura, loja de roupa, ótica, ferragens e madeireira. Além disso, desenvolvemos softwares de gestão para pessoas físicas como por exemplo software para revendedores autônomos e software para finanças pessoais.

Nossos softwares oferecem todos os recursos necessários para a gestão de uma empresa, seja em relação a tecnologia, fiscal e de gestão. Utilizando o nosso software o empresário terá segurança em relação as informações e uma gama de recursos baseados nas melhores práticas de gestão do mercado para gerenciar sua empresa.

Além de comercializar os softwares, a IS2 presta serviços para os mesmos, seja de suporte ou customização. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Neste post queremos ajudar você a saber escolher um software de gestão para sua oficina mecânica. Falar falar sobre questões técnicas e comerciais que você deve avaliar no processo de aquisição de um software.

O software para oficina mecânica IS2 Automotive é um software desktop, oferecemos serviços de implantação, suporte, treinamento, atualização e customização. Em relação a comercialização sua empresa pode comprar a licença (sem valor mensal) e/ou contratar um plano de manutenção e suporte mensal.

Tecnologia

O que deve-se avaliar num software de gestão para oficina mecânica em relação a tecnologia

A questão da tecnologia de um software de gestão empresarial é bem ampla por isso vamos destacar alguns pontos que deve receber a sua atenção antes de comprar um software. Todas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, além disso o momento em que se encontra a empresa também pode influenciar na escolha, no início das atividades de uma empresa normalmente opta-se por tecnologias mais baratas.

Plataforma: a plataforma de um software é em que ambiente é ele utilizado e armazenado.

Software nas nuvens:

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.

Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Vantagens Software nas nuvens

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. Mas há outras vantagens:

Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso;

As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;

O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional";

Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, basta apenas que haja acesso à Internet, não são mais restritos ao ambiente local de computação, nem dependem da sincronização de mídias removíveis.

Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet;

A infraestrutura necessária para uma solução de computação em nuvem é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hospedagem ou alojamento, consumindo menos energia, refrigeração e espaço físico e consequentemente contribuindo para a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

Desvantagens Software nas nuvens

A maior desvantagem da computação em nuvem vem fora do propósito desta, que é o acesso a internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados.

Velocidade de processamento: caso seja necessário uma grande taxa de transferência, se a internet não tiver uma boa banda, o sistema pode ser comprometido.

Assim como todo tipo de serviço, ele é custeado.

Como o acesso ao sistema é por usuário e senha e o sistema fica disponível na internet, qualquer pessoa de posse dos dados de acesso terá acesso ao sistema

Aplicação Web:

Em computação, aplicação web designa, de forma geral, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, através da internet ou aplicativos desenvolvidos utilizando tecnologias web HTML, JavaScript e CSS. Pode ser executado a partir de um servidor HTTP (Web Host) ou localmente, no dispositivo do usuário.

Uma aplicação web também é definida em tudo que se é processado em algum servidor, exemplo: quando você entra em um e-commerce a página que você acessa antes de vir até seu navegador é processada em um computador ligado a internet que retorna o processamento das regras de negócio nele contido. Por isso se chama aplicação e não simplesmente site web.

A função do servidor web é receber uma solicitação (requisição) e devolver (resposta) algo para o cliente.O browser permite ao usuário solicitar um recurso e quando o servidor responde a uma solicitação são encontrados recursos como: páginas HTML, figuras e documento PDF que são exibidas depois para o usuário. Geralmente os servidores enviam instruções para o browser escritas em HTML. O HTML diz ao browser como apresentar conteúdo ao usuário web.

O servidor em si tem alguns recursos, mas por algumas deficiências não consegue processar tudo sozinho como: criações de páginas dinâmicas e o armazenamento de dados em um banco de dados.

Páginas dinâmicas – Quando a aplicação roda no servidor, este disponibiliza somente páginas estáticas. Porém, para efetuar essa comunicação é necessário o auxílio de uma outra aplicação de ajuda que é passada através de Servlet.

Armazenar dados no servidor – Para efetuar essa ação o servidor precisa de uma aplicação de apoio (Servlet), fazendo com que o servidor envie esses parâmetros para o Servlet.

As falhas de segurança podem surgir em diferentes etapas, tais como: análise de requisito; especificação; Implementação. Os riscos de aplicação na vulnerabilidade de uma empresa pode causar impactos.

O HTTP usa um modelo de solicitações e respostas. Uma solicitação ocorre quando o usuário faz uma solicitação HTTP e o servidor web devolve uma resposta HTTP, sendo que o browser verifica como tratar esse conteúdo. Se a resposta que vem do servidor for uma página HTML, então é inserido na resposta HTTP.

As diferenças entre as solicitações GET e POST são que enquanto o GET anexa dados do formulário no final da URL o POST inclui dados do formulário no corpo da solicitação.

Vantagens Aplicação Web

Interface HTML reconhecida por uma grande gama de usuários já acostumados com o funcionamento dos navegadores.

Desenvolvimento , manutenção e atualização centralizada da aplicação. Você não precisa sair instalando sua aplicação em diversos equipamentos diferentes. Basta colocá-lo no servidor para que os usuários a acessem.(No caso do VB.NET você teria que distribuir o .NET Framework para instalação nas máquinas dos clientes.)

A exportação de dados entre usuários remotos usando o protocolo HTTP é muito mais fácil do que usar outro protocolo.

Escalabilidade no processamento. Se houver necessidade de aumentar o poder de processamento , basta fazer isto no servidor.

Desvantagens Aplicação Web

A interface HTML pode ser um problema pois não há uma padronização entre os diversos navegadores e sua aplicação poderia ser exibida de uma maneira diferente dependendo do navegador

A entrada de uma grande massa de dados é prejudicada na interface HTML pois não existe uma maneira padrão de criar máscaras de entrada de dados.

A inteface HTML não é rica em controles gráficos e peca no quesito posicionamento. O visual da sua aplicação pode não ficar tão elegante como você imagina.

A integração com outros componentes não é tão fácil com HTML.

Aplicação Desktop:

Por definição, uma aplicação desktop é qualquer software que pode ser instalado em um computador e usado para executar tarefas específicas. Algumas aplicações desktop também podem ser usadas por vários usuários em um ambiente com rede.

Vantagens Aplicação Desktop

Uma rica variedade de controles para interface com o usuário

Um total controle sobre o posicionamento dos controles na aplicação

O desempenho para uma interface gráfica é mais rápido em uma aplicação desktop que usa o processamento local.

Uma interface com integração para com vários hardwares é muito mais fácil.

Desvantagens Aplicação Desktop

Uma interface gráfica muito carregada deixa a aplicação mais pesada

A integração com usuários remotos é mais sofrida

A distribuição da aplicação é critica. Você tem que instalar sua aplicação em diferentes tipos de máquinas , com diferentes tipos de sistemas , drivers e periféricos.

A manutenção e atualização de sua aplicação requer um esforço extra.

Aplicação Mobile:

Um aplicativo móvel (português brasileiro) ou aplicação móvel (português europeu), conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel como um smartphone.

Alguns softwares de gestão empresarial tem solução mobile, na verdade estas soluções são "partes" do software de gestão que podem ser acessadas através de um aplicativo no smartphone, as demais funções do software de gestão só podem ser acessadas no software propriemente dito, ou sistema de retaguarda.

Vantagens Aplicação Mobile:

Um melhor experiência para o usuário: Aplicativos mobile possibilitam uma melhor utilização de recursos gráficos e de interface, proporcionando um uso mais rápido e agradável para o usuário. Além disso, é possível disponibilizar conteúdo para ser acessado de modo offline, ou seja, sem conexão com a internet.

Menor custo de acesso: Nos aplicativos toda a parte da interface já se encontra instalada no celular, o que implica em um tráfego de dados muito menor para se acessar um determinado conteúdo da internet.

Acesso a recursos nativos do celular: Os aplicativos possibilitam a utilização de recursos nativos do celular como a câmera fotográfica, GPS, bluetooth, agenda telefônica, entre outros, muito úteis para desempenhar diferentes tarefas ao longo do dia.

Desvantagens Aplicação Mobile:

Atualização de versões: Para cada alteração na estrutura ou contéudo do aplicativo, o usuário precisará efetuar uma nova instalação na nova versão disponibilizada.

Plataformas distintas: A gama de fabricantes e plataformas de desenvolvimento faz com que um aplicativo não funcione em todos os aparelhos, ou seja, nem todo aplicativo funciona em todos os aparelhos. Cada plataforma necessita que desenvolvedores criem um aplicativo adequado à elas, ou omesmo aplicativo com versões diferentes em cada plataforma.

Consumo de energia: Alguns aplicativos consomem demais a energia da bateria do aparelho para executar as tarefas necessárias. Principalmente os aplicativos que ficam rodando no plano de fundo mesmo não sendo utilizados.

Consumo de memória: Alguns aplicativos costumam consumir uam quantidade alta de memória do aparelho não deixando memória suficiente para executar outras tarefas e atrapalhandoo funcionamento de outros aplicativos e recursos no aparelho.

Serviços

O que deve-se avaliar num software de gestão para oficina mecânica em relação aos Serviços

Um questão importante a ser analisada na escolha de um software de gestão para oficina mecânica é quanto aos serviços oferecidos pelo fornecedor do software.

Serviços de Implantação:

Implantação é a fase do ciclo de vida de um software (programa computacional, documentação e dados), no contexto de um Sistema de Informação, que corresponde textualmente à passagem do software para a produção.

O processo de implantação universal consiste de várias atividades intercaladas como possíveis transições entre elas. Estas atividades podem ocorrer no ambiente de produção e ou no ambiente de desenvolvimento ou em ambos. Pelo o fato de cada software ser único, o processo preciso ou procedimentos a serem seguidos são difíceis de definir. Alem disto, a implantação pode ser interpretado como um processo universal que tem de ser customizado de acordo com requerimentos específicos ou características.

Serviços de Suporte e Treinamento:

Suporte técnico é um serviço que presta assistência intelectual (conhecimentos) e tecnológica (manutenção e atualizações de software) a um cliente (uma ou mais pessoas, físicas e/ou jurídicas), com o fim de solucionar problemas técnicos.

Treinamento é um serviço que presta assistência intelectual (conhecimentos) a um cliente (uma ou mais pessoas, físicas e/ou jurídicas), com o fim de ensinar o cliente a utilizar o software.

Serviços de Atualização e Correção:

Em engenharia de software, manutenção de software é o processo de melhoria e otimização de um software já desenvolvido (versão de produção), como também reparo de defeitos. A manutenção do software é uma das fases do processo de desenvolvimento de software, e ocorre a seguir a entrada do software em produção. Esta fase envolve:

mudanças no software para corrigir defeitos e deficiências que foram encontrados durante a utilização pelo usuário

novas funcionalidades para melhorar a aplicabilidade e usabilidade do software.

Serviços de Customização:

A palavra customização (do inglês customization) é empregada no sentido de personalização, adaptação, adequação. Desta forma, customizar é adaptar ou adequar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente.

É comum no mercado da tecnologia de informação, a venda de "pacotes-padrão" de aplicativos para empresas. Normalmente são os chamados ERPs ( SAP, TOTVS, DATASUL, MICROSOFT SMS, SIEBEL, etc ) que integram os diversos setores das empresas, tais como Gerência dos Negócios, Gerências administrativas, financeiras, contábeis, pessoal, recursos humanos e por aí vai.

Quando os desenvolvedores optam pelo desenvolvimento de uma sistema desses, há sempre a busca de um padrão, que atenda a maioria das necessidades das empresas.

Normalmente, formam-se "pacotes" que são vendidos fragmentados ou em bloco total, vai depender do desenvolvedor e das necessidades do cliente que vai utilizá-las.

Então identifica-se que as características de cada empresa, mesmo as que sejam do mesmo ramo de atividades, tornam necessários algumas personalizações por finalidade apontada para cada cliente. Criam-se então as customizações de determinadas informações à pedido do cliente, que podem servir apenas para este, ou até que sejam incorporadas por ser de grande aceitação.

Tais customizações podem ser: Um relatório não contemplado, uma determinada informação não enfatizada, um dado a ser inserido no bando de dados, uma informação aberta seja ocultada, filtros direcionadas às decisões específicas de um negócio ...

Comercialização

O que deve-se avaliar num software de gestão para oficina mecânica em relação a Comercialização

A questão da forma de comercialização de um software de gestão empresarial é variada. Os diversos modelos de licenciamento de software disponíveis no mercado atualmente têm deixado muitos gestores de tecnologia da informação com dúvidas na hora de escolher qual - ou quais - é o mais indicado para as necessidades da sua empresa.

Confira, a seguir, informações sobre a proposta de cada uma das alternativas de licenciamento de software oferecidas por fornecedores.

Licença de uso: as empresas têm direito apenas de uso da licença por máquina instalada sem atualização e não tem direito a solicitar serviço de manutenção.

Contrato de manutenção: neste caso, a empresa paga pelas taxas de correções e de manutenção/atualização do software adquirido.

Aluguel (da sigla em inglês, ASP - Application Service Provider): o software é utilizado pela empresa que paga em forma de mensalidade fixa. Pode ser mensal ou anual.

Software como serviço (da sigla em inglês, SaaS): aqui, o usuário não tem nada instalado internamente e não se preocupa onde fica o banco de dados, o sistema, os aplicativos. Tudo fica fora da empresa. O modelo é considerado uma ruptura de conceito, uma vez que não se paga nem pela aquisição de software (a empresa não compra o sistema) e nem aluguel. O valor é cobrado pelo número de usuários que acessam o serviço.

Veja mais sobre a forma de comercialização de software da IS2 no vídeo abaixo

Veja mais materiais desenvolvidos pela IS2 para lhe orientar na compra de um software de gestão. Clique aqui antes de comprar um software