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Última Atualização Ano 2024 Semestre 01:
CLIQUE AQUI para conhecer os Novos Recurso e Melhorias da Versão WD1-202401s
Software Emissor de NFC-e Com Pagamento Integrado Maquininha de Cartão
Saiba mais aqui sobre nossa solução de emissão de NFCe Com TEF Integrado
Apresentação Software Oficina Mecânica e Autopeças IS2 Automotive WD
Se você tem uma toda sua oficina mecânica em Sapiranga RS e está procurando um software de gestão para sua empresa, CONHEÇA O IS2 AUTOMOTIVE.
O IS2 Automotive é um software para oficinas mecânicas.
Seu objetivo auxiliar em toda a gestão da empresa, desde cadastros até a análise do DRE
e de indicadores de desempenho da oficina mecânica.
Com o software IS2 Automotive você terá o controle de sua oficina mecânica em suas mãos com muita agilidade e precisão. É um software completo e indispensável para a gestão da empresa. É a ferramenta mais importante da sua empresa.
O software controla desde a entrada do veículo na oficina até a sua saída, integrando todos os setores da oficina mecânica. Controle de estoque de peças, Ordens de Serviços, controle de Ordens de Serviços para seguradoras, controle de orçamentos com check list para evitar perda de venda e aumentar o faturamento, gestão financeira, documentos fiscais (NFe, NFCe, NFSe), controle de Fluxo de Caixa, comissões por mecânicos, vendas utilizando leitor de código de barras para evitar erros, PDV para venda balcão, gestão de estoques e financeiro integrado as telas de vendas, e muito mais. Tenha todos os controles de sua empresa em uma única ferramenta.
Acabe com aqueles papeizinhos espalhados na sua Oficina mecânica e permita acesso a todos os funcionários a uma fonte de informação única e confiável. Você pode definir o perfil de cada usuário e assim cada um pode fazer o que lhe é permitido.
Facilite sua vida e garanta o crescimento sustentável da sua oficina mecânica com o IS2 Automotive. A melhor ferramenta para apoio a tomada de decisões estratégicas do seu negócio.
O IS2 Automotive está no mercado desde 2007. Todo este tempo sendo aprimorado de acordo com as necessidades reais das empresas deste setor (confira no menu ao lado [Últimas Atualizações] o histórico e periodicidade das atualizações).
A grande MAIORIA é com pagamento MENSAL
Oficina Integrada R$ 59,90 por mês
GestãoClick R$ 49,90 por mês
OficinaSoft R$ 57,00 por mês
Depoimento Cliente Autopeças Capitão Casa | Software IS2 Automotive
Depoimento Eliel Mecânica 40 | Software Oficina Mecânica IS2 Automotive
Com chamada de voz do whatsapp e ferramentas de acesso remoto (Anydesk, TeamViewer e ShowMyPC) é como se o técnico estivesse do seu lado, lhe orientado na utilização do sistema com o mesmo resultado do suporte presencial, mas com a vantagem do custo menor e o acesso imediato.
Veja nosso suporte remoto em ação!
Atividades do suporte
A evolução de um software em relação aos recursos disponíveis se da principalmente pelas sugestões dos usuários do software. Aqui na na IS2 os clientes podem sugerir melhorias no softwars, estas melhorias são registras, analisadas e implmentadas quando entende-se que vai contriubuir para o software e para o cliente. Nossa tecnologia de desenvolvimento de software pe umas das mais produtivas do mercado internacional, com isso podemos liberar atualizações com mais frequencia.
A IS2 está presente no mercado desde janeiro de 2007 e têm clientes em dez (21) estados brasileiros e em mais de 100 cidades.
Atendemos todo o Brasil através de soluções virtuais
Atualmente a IS2 comercializa os seguintes softwares de gestão empresarial:
A IS2 também desenvolve websites otimizados para os buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) através de técnicas de SEO (Serach Engine Optimization)
Neste momento você pode estar se fazendo as seguintes perguntas:
O software da IS2 atende ao meu tipo de empresa? R: sim, os softwares da IS2 são segmentados, ou seja, um software para cada segmento de mercado.
Eu vou ter que pagar mensalmente para poder usar o software? R: não, se você comprar a licença do software da IS2 não precisa pagar nenhum valor mensal.
Minha loja é física, preciso de um website? R: sim, mesmo que seu loja seja física é importante ter uma presença online pois neste exato momento há pessoas pesquisando sobre seus produtos e serviços
Website é tudo igual? R: não, aqui que está a diferença, existem muitas empresas que tem websites, mas poucas tem resultados através deles. Isso acontece porque um website deve ser construído com base em como as pessoas que estão interessados nos seus produtos e serviços estão fazendo as buscas na internet.
Em tecnologia da informação, os dashboards proporcionam a visualização de dados de performance em formato gráfico, mostram os resultados de desempenho, ligam KPIs individuais às metas da empresa, incorporam dados financeiros e operacionais ao processo de negócio.
O software IS2 Autotmotive WD tem três dashboards: o dashborad gerencial com dados financeiros da empesa; o dashboard oficina com dados operacionais da oficina mecânica; e o dashboard autopeças com dados operacionais da autopeças.
O Sistema para Oficina Mecânica IS2 Automotive disponibiliza também um dashboard com o histórico de informações das manutenções realizadas no veículo, os valores gastos com manutenção do veículo e a projeção de manutenção preventiva futura do veículo.
A solução de manutenção preventiva de produtos e serviços ajuda as empresas a fidelizarem seus clientes ao mesmo tempo que aumenta a receita.
A manutenção de frota de veículos é uma maneira de garantir que todos os veículos de uma empresa estejam em pleno funcionamento e sem nenhuma possibilidade de falha repentina.
A falta de manutenção de frota representa um risco para a segurança dos motoristas, para a carga e para as operações da empresa e a longo prazo pode causar sérios problemas financeiros para a empresa.
O sistema is2 automotive disponibiliza uma solução para identificar se a peça que está sendo trocada ou o serviço que está sendo realizado no veículo refere-se a uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva.
A manutenção correta de um veículo visa economia de dinheiro com manutenção e aumento da vida útil de todo o veículo visto que se a manutenção preventiva não for feita pode ocasionar problemas em outras peças do veículo.
Este controle de manutenção preventiva e corretiva de veículos é muito comum para empresas fazem a gestão da manutenção de frota de veículos devido ao volume de veículos e consequentemente de manutenções dos mesmos.
O relatório de manutenção de peças e serviços do veículo com imagens é exigido por empresas que administram frotas de veículos como é o caso da Ticket Log que exige este relatório dos conveniados que fazem a manutenção da frota de veículos, listando todas as peças substituídas no veículo com a imagem da peça velha do veículo e a imagem da peça nova do veículo.
Essa solução de manutenção de veículos disponível no software IS2 Automotive além de atender a demanda de empresas que precisam de um controle de gestão de manutenção de frotas atende também oficinas mecânicas que querem oferecer um serviço a mais para seus clientes identificando o tipo de manutenção realizada no veículo e também apresentando um relatório com as iamgens das peças substituídas no veículo.
O IS2 Automotive vem com diversas consultas para gerenciamento de indicadores de desempenho, tanto operacional quanto financeiro.
O IS2 Automotive salva TODO o histórico e peças trocadas e serviços realizados no veículos, inclusive permite migrar o histórico quando o veículo muda para a nova placa no MERCOSUL.
Na tela de orçamento de veículos o sistema permite lançar um check list das peças que precisam ser avaliadas no veículo, é possível imprimir o check list do veículo.
O IS2 Automotive permite, através do cadastro de família, gerenciar os produtos similares.
O IS2 Automotive permite identificar para quais veículos serve cada peça do cadastro de produtos (Aplicação de Peças Automotiva), com isso, mesmo vendedores iniciantes tem condições de saber rapidamente qual é a peça específica para cada tipo de veículo.
A pesquisa de peças em formato hierárquico permite pesquisar peças automotivas num formato mais visual onde o primeiro nível é o veículo (marca, modelo e ano), o segundo nível o grupo das peças (motor, freio, elétrica, etc) e o terceiro nível é a peça com todas as informações inclusive com fotos.
O sistema permite fazer vendas sem emitir NFe ou NFCe. As telas de vendas (Pedido de Venda, PDV ou Ordem de Serviço) registram as vendas da oficina mecânica e autopeças, movimentam o estoque, são integradas com o financeiro e permitem gerar o documento fiscal quando desejado. Você não precisa digitar os dados novamente, o sistema leva TODOS os dados da venda para a NFe.
Os softwares da IS2 disponibilizam uma gama enorme de cadastros para dar a maior flexibilidade possível para o usuário. Além disso, devido ao fato dos nossos softwares serem segmentados para cada tipo de negócio, não colocamos cadastrados desnecessários para a empresa, por exemplo, no cadastro de clientes do software para o setor automotivo temos os veículos do cliente, já para o setor de comércio esta informação não é necessária.
Outra questão importante é que alguns cadastros já são lançados de forma automática na implantação do sistema evitando trabalho do usuário. Alguns exemplos: cadastro de cidades, cadastro de condições de pagamento, cadastro de formas de pagamento, cadastros fiscais, etc.
Controle de estoque: Com o estoque integrado as entradas e as vendas ficam muito mais fácil controlar o estoque e obter informações necessárias quando necessário. O controle de estoque é por movimento de estoque o que torna o controle mais seguro uma vez que a saída e entrada no estoque só pode ser feita através de movimento de estoque. Veja o recurso na prática.
Controle de falta de produtos, devoluções e garantia: Com estes recuros é possível identificar as perdas de venda por falta de produto em estoque, gerenciar todo o processo de devoluções e garantia de produtos. Veja o recurso na prática.
Unidade de Medida de Venda Diferente de Compra: Com este recuro é possível configurar duas unidades de medidas diferente, exemplo, compra é por CAIXA e a venda por PEÇA. Veja o recurso na prática.
Impressão Etiqueta Código de Barras: Com este recuro é possível imprimir etiquetas de código de barras dos produtos. Veja o recurso na prática.
Zerar e Recontar Estoques: Recurso para facilitar a recontagem de estoque da empresa. Veja o recurso na prática.
Exclusão de Produtos com Histórico: Recurso EXCLUSIVO que permite excluir produtos do sistema mesmo com hitórico de compras e vendas. Veja o recurso na prática.
Atualização automática dos níveis de estoque: o sistema atualiza automaticamente os níveis de estoque e gera a necessidade de compras. Veja Videoaula Níveis de Estoque e Necessidade de Compra para Autopeças
Relatório Estoque Em Ponto de Pedido de Compra: O software IS2 Automotive WD tem o relatório de estoque em ponto de pedido, ou seja, listagem das peças automotivas que devem ser compradas para evitar falta de peças no estoque.
Agrupamento Notas de Compra: O sistema permite agrupar várias notas de compra para gerar contas a pagar de todas as notas num único faturamento.
Atualiza preço de venda: O sistema atualiza o preço de venda dos produtos de forma automática de acordo com o parâmetro definido pelo usuário.
Precificação de Peças Automotivas: o software IS2 Automotive WD permite precificar as peças automotivas pelo lucro bruto sobre o valor de custo ou pelo lucro bruto sobre o valor de venda.
Ordem de Serviço: Módulo do sistema para lançamento das ordens de serviço da empresa. A ordem de serviço permite informar o cliente, o veículo do cliente, a km do veículo, as peças substituídas no veículo, os serviços realizados no veículo, as comissões dos mecânicos, etc.
Cadastrar Veículo Cliente Direto na Tela da Ordem de Serviço: O software is2 automotive permite cadastrar veículo do cliente direto na tela de ordem de serviço informando apenas a placa e o modelo do veículo. Este recurso agiliza muito o processo de vendas pois o usuário faz o cadastro da placa do veículo e o vínculo com o cliente direto na tela da Ordem de serviço.
Pedido de Venda: O pedido de vendas é a tela para vendas de peças no balcão da autopeças. Informe o cliente, forma e condição de pagamento, peças automotivas compradodas pelo cliente, emita NFe, NFCe e lance o financeiro a receber da venda, tudo na mesma tela
Tela de PDV: Tela de vendas para automação comencial para agilizar as vendas de peças no balcão da autopeças. O PDV é integrado com NFCe e financeiro a receber.
Vendas por Orçamento: Sistema permite lançamento de orçamento e depois, com apenas um clique, transformar o orçamento numa venda.
Agrupamento Vendas: O sistema permite agrupar várias vendas (pedidos ou ordem de serviço) para gerar contas a receber de todas as vendas num único faturamento. Veja o recurso na prática.
Promoções de Venda: Recurso do sistema para gerenciar produtos e grupos de produtos em promoção por determinado período.
Expedição de Pedidos de Vendas: A expedição de pedidos de venda serve para garantir a separação exata das peças e da quantidades lançados na venda para entrega ao cliente.
Módulo de Manutenção Preventiva de Veículos: A manuteção preventiva dos veículos da oficina que tem como objetivo gerar aviso orientando quando o veículo do cliente precisa fazer reposição de peças ou refazer algum serviço. Gerando assim incremento no faturamento e satisfação ao cliente por saber que conta com uma empresa dedicada ao seu veículo.
Múltiplas Formas de Pagamento: O recurso de múltiplas formas de pagamento permite maior flexibilidade no momento de recebimento da venda, permitindo o usuário lançar quantas formas de pagamento precisar, por exemplo entrada em dinheiro, outra valor no cartão de débito e o saldo parcelado no cartão de crédito. Com esse recurso a empresa pode receber do cliente utilizando diversas formas de pagamento e tudo fica registrado.
Nota Fiscal Eletrônica (NFe): Atualmente muitas empresas devem fazer a emissão da NFe, sendo assim o sistema, se qualifica para atender esta necessidade. Veja o recurso na prática.
Nota Fiscal Ao Consumidor Eletrônica (NFCe): Atualmente muitas empresas devem fazer a emissão da NFCe, sendo assim o sistema, se qualifica para atender esta necessidade. Veja o recurso na prática.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe): Atualmente muitas empresas devem fazer a emissão da NFSe, sendo assim o sistema, se qualifica para atender esta necessidade (Padrão ABRASF). Veja o recurso na prática.
Nota Fiscal Eletrônica Conjugada (NFe): Nota fiscal eletrônica de produtos e serviços juntas (conjugadas).
Emissão Nfe Com ICMS Substituto: emissão nfe com IMCS Substituto no software para oficina e mecânica e autopeças IS2 Automotive WD.
Informações de Peso Liquido E Bruto Na NFe Para Transporte: para empresas que vendem peças automotivas pela internet é necessário colocar as informações de peso na NFe
Emissão NFe Devolução Para Fornecedor: A Nota Fiscal Eletrônica de Devolução é utilizada para devolver uma mercadoria para o fornecedor. A NFe de Devolução pode ser usada em situações de garantia, troca por defeito ou mesmo mercadoria errada.
O sistema is2 automotive tem solução TEF para a maquininha Vero Smart POS. Faça vendas no cartão de crédito e débito utilizando a maquininha Vero Smart POS do Banrisul de forma integrada com o nosso sistema. O IS2 Automotive cria a transação e depois que o usuário concluir o pagamento o sistema busca os dados da transação para gravar na base de dados do sistema para emissão da NFCe. Conforme Decreto 56670/2022 da Sefaz RS a vinculação dos meios de pagamentos eletrônicos deve se dar de forma, exclusivamente, sistêmica ou via hardware (física), portanto sem a intervenção humana no processo de coleta de dados de pagamentos junto ao programa emissor do documento fiscal (NFC-e).
Demonstrativo de Resutado de Exercício (DRE): O DRE é um dos principais relatórios gerenciais de uma empresa, indispensável para o gestor analisar o resultado financeiro da empresa.
DRE Projetado: Recurso permite gerar DRE Projetado para um determinado ano com base no contas a receber e a pagar lançados no sistema. Veja o recurso na prática.
Fluxo de Caixa: Recurso indispensável para o gerenciamento de qualquer empresa, gerando informações, quando necessária para apoio a decisão. Veja o recurso na prática.
Projeção Fluxo de Caixa Diário: Recurso indispensável para o gerenciamento financeiro de qualquer empresa, gerando informações de projeção diária do fluxo de caixa da empresa. Veja o recurso na prática.
Projeção Fluxo de Caixa Mensal: O sistema gera o fluxo de caixa mensal da empresa, total de recursos financeiros que a empresa iniciou o mês, total de pagamentos e total de recebimentods e o saldo final. Com base nos lançamentos futuros o sistema faz a projeção do fluxo de caixa mensal para os meses seguintes.
Controle Caixa Gaveta: Recurso indispensável para o controle de todo dinheiro em espécie que passa pelo caixa da empresa. Permite gerenciamento de múltiplos caixas. Abertura de caixa, fechamento de caixa, atualização do caixa durante o dia.
Contas a Receber e Cheques Recebidos: Controle total do contas a receber da empresa e dos cheques recebidos. Veja o recurso na prática.
Contas a Pagar e Cheques Repassados: Controle total do contas a pagar da empresa e dos cheques repassados. Veja o recurso na prática.
Geração de boletos bancários (CNAB 240): O sistema integra Banco e Empresa através desta solução, gerando muito mais agilidade na cobrança, pois o cliente poderá sair com o boleto na mão e pagar direto no Banco. Veja o recurso na prática.
Emissão Boleto CNAB Banco Do Brasil Software Oficina Mecânica
/Emissão Boleto Bancário Sicredi Software Oficina Mecânica
Retorno Arquivo CNAB Título Pago No Banco - IS2 Automotive WD
Através do software IS2 Automotive é possível emitir boleto de cobrança bancária Sicredi, o sistema gera o boleto para impressão e o arquivo de remessa CNAB (Boleto CNAB) para o banco para registrar o os boletos no banco.
O sistema também importa os arquivos de retorno do boleto CNAB Sicredi, nesses arquivos o sistema identifica se o título foi pago e já lança o pagamento no contas a receber.
O boleto bancário é emitido pela empresa que fez a venda por meio de uma instituição financeira, que fica responsável por intermediar a operação. O banco então recebe o valor do documento e envia à conta bancária do beneficiário.
Conciliação bancária: O sistema permite fazer a concialiação bancária, gerenciando pelo sistema a conta bancária. Veja o recurso na prática.
Taxa Operadora de Cartão: O sistema permite gerar automaticamente no contas a pagar as taxas cobradas pelas operadoras de cartão a cada venda realizada na maquina de cartão.
Vários relatórios para análise gerencial, como a de Naturezas Financeiras, gerando uma visão real da situação da empresa.
Controle de venda no Cartão: O sistema permite gerenciar as vendas do cartão, incluise fazendo as baixas na data prevista do crédito na conta da empresa. Veja o recurso na prática.
Aviso de aniversariantes: Listas de aniversariantes por mês e dia para relacionamento com o cliente. Veja o recurso na prática
Avisos de clientes em atraso: Lista de clientes com contas em atrasos para facilitar as cobranças, incluise com cálculo automático de juros.
Importação xml da nfe de: Rotina para importação do XML da NFe de Compra agilizando evitando erros de digitação no processo de lançamento das notas de entrada, inclusive cadastra automaticamente produtos e fornecedor. Veja o recurso na prática
Módulo de envio de email: Módulo para envio de email para clientes. Veja o recurso na prática.
Rotina de Baixa Títulos Contas a Receber Por Valor: Rotina para realizar baixa de títulos do contas a receber de um determinado cliente quando o mesmo paga por valor e não por títulos. Veja o recurso na prática
Rotina Projeção Contas a Pagar para ano seguinte: Rotina para projetar o contas a pagar do ano seguinte para fornecedor de contas mensais (exemplo: energia elétrica, telefonia, água, etc.). Veja o recurso na prática
Etiqueta Endereço Clientes e Empresa: Rotina para impressão de etiquetas de endereço de clientes e da empresa para utilizar em correspondências. Veja o recurso na prática
Schedule: Rotina para agendamento de execução automática de rotinas do sistema. Veja o recurso na prática
Muti-usuário em rede: O sistema permite ser acessado em rede por múltiplos usuários ao mesmo tempo.
Controle de acesso de usuários: O sistema permite gerenciar os usuários que terão acesso ao sistema e suas permissões dentro do sistema.
Construção de consultas SQL: O sistema permite criar consultas de acordo com as necessidades dos clientes sem necessidade de customização do software.
Integração com Microsoft Excel: O sistema permite exportar qualquer consulta do sistema para uma planilha do Microsoft Excel.
Backup: Além de backup automático para o próprio computador, disponibilizamos também backup para hd externo ou pendrive.
Impressão de Etiquetas de Código de Barras na impressora laser ou jato de tinta
Modelo de Etiquetas PIMACO 6180
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Daruma DR800
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Elgin i9
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Bematech 2100 TH
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Epson TM T20
Impressão da DANFE da NFce na mini impressora Daruma DR800
Impressão da DANFE da NFCe na mini impressora Elgin i9
Impressão da DANFE da NFCe na mini impressora Epson TM T20
TODOS ESSES RECURSOS desenvolvidos em mais de 14 Anos de Desenvolvimento do Software
Acesse o histórico de atualizações aqui Últimas Atualizações IS2 Automotive
Imagem do dashboard da oficina mecânica. O dashboard apresenta vários indicadores de desempenho gerenciais e operacionais da oficina mecânica.
Imagem do cadastro de clientes do programa para oficina mecânica. Além dos dos dados principais do cliente, nesta tela cadastra-se também todos veículos (carros, caminhões, etc.) que o cliente tem ou já teve (para fins de histórico), além de todo o histórico financeiro e de peças e serviços do cliente.
Imagem do cadastro de produtos do software para oficina mecânica de veículos. Além dos dos dados principais do produto, nesta tela cadastra-se também as informações de impostos que vão para a NFe e NFCe.
Imagem do cadastro de serviços do software para auto center. Além dos dos dados principais do serviços, nesta tela cadastra-se também as informações de impostos que vão para a NFe Conjugada e NFSe.
Imagem de uma consulta de vendas do sistema de oficina mecânica. Existem diversas consultas no sistema e todos podem ser exportadas para excel.
O sistema dispõem de diversosdashboards para ánálise de dados.
Imagem do relatório de vendas. O software para centro automotivo têm muitos relatórios disponíveis para o usuário com opção de marca d'água, anotações e envio do relatório por email.
Imagem da tela de cadastro de empresas do sistema. O sistema permite gerenciar várias empresas.
Imagem da tabela de contas a pagar do programa de oficina mecânica. Além dos dados dos títulos, é possível ver todos os títulos pendentes do cliente e seu saldo devedor no dashboard.
Imagem da tela formulário de contas a receber do programa de oficina mecânica. Além dos dados dos títulos, é possível ver todos os títulos pendentes do cliente e seu saldo devedor no dashboard.
Imagem da tela de Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) do software para auto center. As informações desta tela vem automaticamente do financeiro do sistema.
Imagem da tela de entrada de produtos e despesas do software para oficina mecânica de veículos. Nesta tela são lançadas todas as compras da empresa.
Imagem da tela de Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal Ao Consumidor Eletrônica do sistema de oficina de carros.
Imagem da tela de Ordem de Serviço do programa de oficina mecânica. Uma as principais telas do sistema, onde ficam registradas todas as ordens de serviços dos clientes e seus carros.
Imagem da tela de Pedido de Venda PDV do sistema de auto peças. É uma tela para vendas no balcão, não precisa informar o carro, apenas o cliente.
Imagem da tela de Pré-Venda do sistema de auto peças. É uma tela pré-vendas no balcão, informe os produtos primeiro e depois exporte para o pedido de vendas.
Imagem da tela de PDV do sistema de autopeças
Todas Videoaulas do IS2 Automotive
Atualmente são 159 videoaulas TOTALMENTE GRATUITAS ensinado a utilizar da melhor maneira o software IS2 Automotive.
É só clicar na imagem abaixo para acessar as videoaulas
No dia 21/12/2015 a IS2 oficializou a compra do software Windev 21. Este software é desenvolvido e comercializado pela empresa francesa PC Soft .
Esta será a nova plataforma de desenvolvimento de software da IS2. Uma plataforma de nível mundial com o que há de mais moderno em termos de tecnologia (windows, linux, desktop, web, intranet, mobile, cloud, etc.).
A escolha do WINDEV foi feita depois de 02 anos de pesquisa sobre plataformas de desenvolvimento de software. Encontramos na PC SOFT um fornecedor de tecnologia confiável, uma opção de alta produtividade e com um conceito que garante a continuidade dos nossos softwares.
Além do WINDEV para softwares desktop, a IS2 utilizará o WEVDEB para aplicações web e WINDEV Mobile para aplicações para smartphne e tablets.
HFSQL Funciona com Windows e Linux, com dispositivos móveis, com redes de qualquer tamanho e tipo.
HFSQL é gratuito, ilimitado, Vária Versões dos HFSQL estão disponíveis: local, rede, cliente / servidor (Windows e Linux), Cluster, Mobile, incorporado.
HFSQL é muito poderoso, muito rápido e muito confiável.
A PC SOFT é uma empresa francesa e está no mercado desde 1984. A PC SOFT é uma empresa especializada em ferramentas profissionais de desenvolvimento de software para Internet, Intranet, Windows, Linux, Unix, Android, Windows Phone, iOS.
Mais de 150 mil profissionais tem adoptado a plataforma WINDEV para desenvolvimento de aplicativos.
Veja todos os Casos de sucesso Aqui: http://www.pcsoft-windev-webdev.com/temoignages.pdf
Controle de Tráfego Aéreo - SkyGuide. A empresa Skyguide, que monitora o espaço aéreo suíço, conta com WINDEV para um conjunto de soluções de negócios. Tudo sob controle 24 horas por dia 7 dias por semana.
Indústria - Philips Iluminação Automotiva. Philips Iluminação Automotiva usa WINDEV para o desenvolvimento de aplicações de gestão, CMMS (Software de Gestão Computadorizada de Manutenção de Fábrica) e controle de qualidade.
Restaurantes - Grupo QUICK FastFood. Quasar Solutions tem desenvolvido soluções completas de controle de qualidade para o Grupo QUICK. Controle de qualidade durante a produção com características tais como SPC, metrologia, controle, receber e gerenciar as não-conformidades e ações corretivas.
Distribuição - U Distribuidor. Mais de 1000 lojas da marca e 25000 usuários utilizam solução desenvolvida com WINDEV e WINDEV Mobile. 900 tablets e 70 milhões de registros por loja.
Pagamento Eletrônico - VeriFone (França). VeriFone, sistemas Nº 1 de solução de pagamento mundo. Oferece aos clientes no comércio sua solução de pagamento mobile integrada Wynid baseado em WINDEV. Quase um bilhão de transações bem gerenciadas. Mais de um bilhão de linhas com a base de dados HFSQL. Alta disponibilidade, alta segurança e totalmente grátis.
Logística - Bollore Africa Logistics. Solução de WMS com WINDEV e WINDEV Mobile. Integração direta com SAP e SAGE. O WINDEV não tem limite, 1000 janelas de dados e 400 consultas.
Eletrônicos - Casio (França). Casio (França) utiliza WINDEV para estabelecer uma gama de ferramentas de análise financeira para refinar a estratégia de negócios. Tablets e SmartPhones para realizar compras.
Fabricante - John Deere. ERP área de concessões. Gestão de oficinas, CRM, Contabilidade, painés, cubos, etc.
Automobilismo - Volvo (França). Volvo (França) usa WINDEV para gerenciar as vendas de veículos usados.
Indústria - Aigle. Dentro AIGLE International, WINDEV é onipresente para otimização de processos e soluções de negócios em torno da decisão. Site e-commerce desenvolvido em WEBDEV.
Sistema Banário - Swiss Post Solutions. Mais de 150 milhões de cheques processados por ano pela Swiss Post Solutions. Base de dados com mais de 1TB com HFSQL.
Saúde Animal - VeteSys. Com Webdev e WINDEV Mobile: 100% dos dispositivos conectados (PC, Mac, Android, iOS).
Educação - Ecole Directe. Mais de 1 milhão de estudantes em mais de 1.200 instituições de ensino privado. 6 milhões de conexões por mês com site desenvolvido com WEBDEV.
Automobilismo - Toyota (Bégica e Luxemburgo). Mais de 200 concessionárias da KIA e TOYOTA na Bélgica e Luxemburgo usam sistema desenvolvido em WINDEV.
Um software de computador ou programa informático é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.
Um software de computador é a formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados.
Os softwares de computador utilizados diretamente por pessoas comuns, como os editores de texto, são chamados de software aplicativo, ou de aplicação. Os programas voltados para dar suporte funcional aos computadores, como os sistemas operacionais, são chamados de software de sistema. Esses softwares, assim como aqueles embutidos em outros sistemas (firmware), podem ser genericamente chamados de "programas".
O software de gestão empresarial ocupa uma posição central nas organizações modernas, com ele, é possível integrar todas as áreas da empresa, automatizar tarefas e acelerar as rotinas diárias, conquistando muito mais eficiência.
Conheça mais sobre a tecnologia de desenvolvimento de software da is2
Se prestarmos atenção, veremos uma oficina mecânica em cada esquina. Os gastos com manutenção de veículos automotivos, por ano, no Brasil, são de cerca de R$ 128 bilhões e este é um segmento muito promissor.
A frota atual tem uma vida média de oito anos e cinco meses, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A renovação da frota ainda é lenta. Veículos mais usados exigem maior manutenção, o que se transforma em ótimas oportunidades para as oficinas mecânicas.
A última tendência do setor automotivo é o centro automotivo express. Trata-se de espaços reduzidos com estrutura enxuta, mão de obra altamente capacitada e equipamentos modernos e adaptados para serem operados nesse novo conceito de loja e oferecer serviços automotivos rápidos.
O centro automotivo express é uma ótima forma de inserir o auto center em pontos estratégicos de grandes centros urbanos, mas sem ter que arcar com pesados custos de investimento/aluguel.
Veja as outras cidades do Rio Grande do Sul onde comercializamos o software para oficina mecânica is2 automotive
software para oficina mecânica is2 automotive no estado de RS
Dados de Sapiranga - RSA FERROVIA E O NOME DA CIDADE
A partir de 1890, Sapiranga deixa de ser parte do 4.º Distrito de São Leopoldo para ser vila e sede do 5.º distrito, pelo Ato Intendencial n.º 154. Em 1899, iniciou-se a construção da Ferrovia Novo Hamburgo-Taquara, inaugurada em 1903, ampliando o transporte que até então era feito por lanchões, barcos, cavalos, mulas e carretas.
Com a ferrovia, Sapiranga recebeu um novo impulso e, ao longo da estrada de ferro, se formaram os povoados, como Araricá e Campo Vicente.
Nesta época também surgiria o nome que daria origem à atual denominação do município. Havia abundância na região de uma fruta chamada araçá-pyranga (termo indígena para a fruta), denominação que originaria o nome do município de Sapiranga (Sapyranga, no início), em uma corruptela dos moradores que acabariam pronunciandoa fruta como "a-ça-piranga". Esta fruta ainda existe em quantidade significativa nos capões do Kraemer-Eck. A denominação de Sapyranga, inclusive, segundo historiadores, teria surgido pela primeira vez nessa região.
Antes da emancipação, Sapiranga era o quinto distrito de São Leopoldo. Existia a denominação tradicional do mundo luso, o Padre Eterno.
Os primeiros imigrantes alemães desembarcaram no Porto das Telhas, em São Leopoldo, no dia 25 de julho de 1824. Desde então, iniciou-se a história dos municípios que rodeiam o Vale dos Sinos. Esses imigrantes receberam lotes de terra, onde puderam dar início à sua habitação.
A partir da colonização alemã, iniciaram-se as modificações na estrutura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Além disso, os colonos alemães implantaram uma nova filosofia de vida, onde o homem compartilhava seu trabalho braçal com toda a família. Dessa maneira, havia uma grande união entre os imigrantes, pois os mesmos estavam expostos às atividades de subsistência. Os vizinhos ajudavam-se em determinadas funções.
A cultura alemã, na agricultura, culinária, indústria, comércio, entre outros, foi se desenvolvendo desde os primórdios da história do município e se mantém até os dias de hoje. Por muito tempo a língua alemã, apesar de não ser a língua oficial, foi muito mais corrente do que o português na cidade. As gerações mais antigas não falavam ou entendiam o português e, nas escolas, o alemão era ensinado como segunda língua às novas gerações. A língua portuguesa efetivamente foi tomando lugar na década de 1970, devido à intensa migração de operários oriundos de outras regiões do estado (que não conheciam a língua alemã )chegando em busca de vagas nas indústrias exportadoras de calçados.
Os Mucker
Um dos momentos mais conturbados da história de Sapiranga se deu no final do século XIX. Jacobina Mentz e seu marido, João Maurer, fundaram uma seita religiosa no Morro ferrabráz. Muckers, em alemão significa falso santo.
Jacobina e João Jorge Maurer se conheceram em Hamburgo Velho, na metade do século XIX. Casaram-se e mudaram-se para Leoner-Hof (como era denominada Sapiranga). Jacobina sofria de ataques epilépticos, desde criança, o que fazia com que ela fosse vista como vítima de um transtorno do sistema nervoso, agravados por leituras de natureza religiosa.
Além disso, Jacobina auxiliava o marido no curandeirismo. Naquela época, os médicos eram escassos. Então, as pessoas apelavam para os curandeiros. Aos poucos, Jacobina misturava a religião com o atendimento aos doentes, através de leituras de passagens bíblicas para os pacientes. Logo, ela tornava-se famosa por suas meditações milagrosas.
Os adversários de Jacobina, preocupados com os acontecimentos no Ferrabraz, realizaram um abaixo-assinado, levando a imprensa da época a tomar partido contra Jacobina.
Em pouco tempo surgiram diversos conflitos entre esses dois grupos, acarretando em violência e mortes. Em 28 de junho de 1874, forças policiais atacaram os Mucker, que venceram o conflito. Isso contribuiu para a crença da divindade de Jacobina. Após outro ataque falho, Jacobina conseguiu fugir e se esconder no Ferrabraz. O fim do conflito se deu em 2 de agosto do mesmo ano, quando um traidor (Pedro Serrano)levou as forças policiais até o esconderijo de Jacobina Mentz, que foi morta junto da maioria dos Mucker.
Transporte ferroviário
Em 15 de agosto de 1903, foi concluída a construção da estrada de ferro que ia de Novo Hamburgo a Taquara. Foi a primeira estrada de ferro do Estado do Rio Grande do Sul, tendo sua obra iniciada em 26 de novembro de 1871. Novo Hamburgo e Taquara eram as duas estações principais, com sete estações secundárias e três paradas.
Uma das intenções da criação da estrada era a ligação da capital aos principais centros econômicos do Estado (considerando que sua extensão vinha de Porto Alegre até Taquara). Um desses centros era São Leopoldo e entre as áreas pertencentes a esse município e colonizada por alemães constava Sapiranga.
A segunda intenção da criação da estrada era a questão militar, devido à preocupação em relação à defesa do território que dependia da rápida movimentação das tropas do exército.
Vale ressaltar que a urbanização desencadeou-se devido à estrada de ferro. Porém, na década de 1960, quando foi inaugurada a estrada de rodagem estadual, o local, que tinha como principal meio de deslocamento a estrada de ferro, passava a usar também a rodovia RS-239. Em 1964, a estrada de ferro foi desativada.
Emancipação de Sapiranga
Em 1933, a partir do surgimento de novas fábricas, houve a ampliação do mercado de trabalho sapiranguense. Com isso, a população triplicou. Esses e vários outros motivos contribuíram para o crescimento da idéia de emancipação. Assim, as lideranças partiram para passos concretos, através da criação de uma Comissão de Emancipação. Também foi criado um Conselho Deliberativo composto de todos os presidentes de partidos políticos da região.
O número de habitantes ainda era insuficiente (inferior a 12.000) para se emancipar. Então, a organização apelou aos habitantes dos distritos de Picada Hartz e Campo Vicente (pertencentes a Taquara). Assim, Sapiranga cumpria com todas as exigências previstas em lei para se emancipar. Em 15 de dezembro de 1954, lei número 2.529, Sapiranga passa a ser município.
A primeira eleição, para prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizou-se no dia 20 de fevereiro de 1955. O primeiro prefeito eleito foi Edwin Kuwer, com seu vice Waldemar Carlos Jaeger.
Os vereadores eleitos foram: Manuel Bailet Candemil, Anita Lydia Wingert, Adolfo Evaldo Lindenmeyer, Arthur Ernesto Petry, Bertholdo Hauser, Armindo Otto Schwarz e Leopoldo Luiz Sefrin. A posse dos vereadores ocorreu em 26 de fevereiro de 1955 e a posse do prefeito e vice ocorreu em 28 de fevereiro do mesmo ano.
Imigração alemã[editar | editar código-fonte] Ficheiro:Alemães2.jpg Chegada dos alemães ao Vale dos Sinos Antes da emancipação, Sapiranga era o quinto distrito de São Leopoldo. Existia a denominação tradicional do mundo luso, o Padre Eterno. Os primeiros imigrantes alemães desembarcaram no Porto das Telhas, em São Leopoldo, no dia 25 de julho de 1824. Desde então, iniciou-se a história dos municípios que rodeiam o Vale dos Sinos. Esses imigrantes receberam lotes de terra, onde puderam dar início à sua habitação. A partir da colonização alemã, iniciaram-se as modificações na estrutura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Além disso, os colonos alemães implantaram uma nova filosofia de vida, onde o homem compartilhava seu trabalho braçal com toda a família. Dessa maneira, havia uma grande união entre os imigrantes, pois os mesmos estavam expostos às atividades de subsistência. Os vizinhos ajudavam-se em determinadas funções. A cultura alemã, na agricultura, culinária, indústria, comércio, entre outros, foi se desenvolvendo desde os primórdios da história do município e se mantém até os dias de hoje. Por muito tempo a língua alemã, apesar de não ser a língua oficial, foi muito mais corrente do que o português na cidade. As gerações mais antigas não falavam ou entendiam o português e, nas escolas, o alemão era ensinado como segunda língua às novas gerações. A língua portuguesa efetivamente foi tomando lugar na década de 1970, devido à intensa migração de operários oriundos de outras regiões do estado (que não conheciam a língua alemã )chegando em busca de vagas nas indústrias exportadoras de calçados. Os Mucker[editar | editar código-fonte] Um dos momentos mais conturbados da história de Sapiranga se deu no final do século XIX. Jacobina Mentz e seu marido, João Maurer, fundaram uma seita religiosa no Morro ferrabráz. Muckers, em alemão significa falso santo[carece de fontes?]. Jacobina e João Jorge Maurer se conheceram em Hamburgo Velho, na metade do século XIX. Casaram-se e mudaram-se para Leoner-Hof (como era denominada Sapiranga). Jacobina sofria de ataques epilépticos, desde criança, o que fazia com que ela fosse vista como vítima de um transtorno do sistema nervoso, agravados por leituras de natureza religiosa. Além disso, Jacobina auxiliava o marido no curandeirismo. Naquela época, os médicos eram escassos. Então, as pessoas apelavam para os curandeiros. Aos poucos, Jacobina misturava a religião com o atendimento aos doentes, através de leituras de passagens bíblicas para os pacientes. Logo, ela tornava-se famosa por suas meditações milagrosas. Os adversários de Jacobina, preocupados com os acontecimentos no Ferrabraz, realizaram um abaixo-assinado, levando a imprensa da época a tomar partido contra Jacobina. Em pouco tempo surgiram diversos conflitos entre esses dois grupos, acarretando em violência e mortes. Em 28 de junho de 1874, forças policiais atacaram os Mucker, que venceram o conflito. Isso contribuiu para a crença da divindade de Jacobina. Após outro ataque falho, Jacobina conseguiu fugir e se esconder no Ferrabraz. O fim do conflito se deu em 2 de agosto do mesmo ano, quando um traidor (Pedro Serrano) levou as forças policiais até o esconderijo de Jacobina Mentz, que foi morta junto da maioria dos Mucker. Transporte ferroviário[editar | editar código-fonte] Em 15 de agosto de 1903, foi concluída a construção da estrada de ferro que ia de Novo Hamburgo a Taquara. Foi a primeira estrada de ferro do Estado do Rio Grande do Sul, tendo sua obra iniciada em 26 de novembro de 1871. Novo Hamburgo e Taquara eram as duas estações principais, com sete estações secundárias e três paradas. Uma das intenções da criação da estrada era a ligação da capital aos principais centros econômicos do Estado (considerando que sua extensão vinha de Porto Alegre até Taquara). Um desses centros era São Leopoldo e entre as áreas pertencentes a esse município e colonizada por alemães constava Sapiranga. A segunda intenção da criação da estrada era a questão militar, devido à preocupação em relação à defesa do território que dependia da rápida movimentação das tropas do exército. Vale ressaltar que a urbanização desencadeou-se devido à estrada de ferro. Porém, na década de 1960, quando foi inaugurada a estrada de rodagem estadual, o local, que tinha como principal meio de deslocamento a estrada de ferro, passava a usar também a rodovia RS-239. Em 1964, a estrada de ferro foi desativada. Emancipação de Sapiranga[editar | editar código-fonte] Em 1933, a partir do surgimento de novas fábricas, houve a ampliação do mercado de trabalho sapiranguense. Com isso, a população triplicou. Esses e vários outros motivos contribuíram para o crescimento da idéia de emancipação. Assim, as lideranças partiram para passos concretos, através da criação de uma Comissão de Emancipação. Também foi criado um Conselho Deliberativo composto de todos os presidentes de partidos políticos da região. O número de habitantes ainda era insuficiente (inferior a 12.000) para se emancipar. Então, a organização apelou aos habitantes dos distritos de Picada Hartz e Campo Vicente (pertencentes a Taquara). Assim, Sapiranga cumpria com todas as exigências previstas em lei para se emancipar. Em 15 de dezembro de 1954, lei número 2.529, Sapiranga passa a ser município. A primeira eleição, para prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizou-se no dia 20 de fevereiro de 1955. O primeiro prefeito eleito foi Edwin Kuwer, com seu vice Waldemar Carlos Jaeger. Os vereadores eleitos foram: Manuel Bailet Candemil, Anita Lydia Wingert, Adolfo Evaldo Lindenmeyer, Arthur Ernesto Petry, Bertholdo Hauser, Armindo Otto Schwarz e Leopoldo Luiz Sefrin. A posse dos vereadores ocorreu em 26 de fevereiro de 1955 e a posse do prefeito e vice ocorreu em 28 de fevereiro do mesmo ano.As principais atividades econômicos do município são as indústrias de calçados, metalurgia e extrativismo vegetal, sendo sede de grandes indústrias como a Paquetá no ramo de calçados e Altero e Ferrabraz no setor da metalurgia.
Os principais produtos do setor primário são: acácia negra, batata inglesa, arroz, aipim e hortifruticultura. O setor secundário conta com calçados, metalurgia e componentes. No setor terciário, temos gêneros alimentícios, vestuário e eletrodomésticos. A indústria, comércio e serviços em 2004 mostrou 2.828 estabelecimentos.
Algumas informacões sobre a economia e população da cidade. A cidade de Sapiranga localizada no estado de Rio Grande do Sul tem uma área de 138.3 de quilometros quadrados. A população total de Sapiranga é de 74985 pessoas, sendo 36989 homens e 37996 mulheres. A população na área urbana de Sapiranga RS é de 72286pessoas, já a população da árae rual é de 2699 pessoas. A Densidade demográfica de Sapiranga RS é de 542.13. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia. Outra informação que temos sobre a população de Sapiranga RS é que 23.93% tem entre 0 e 14 anos de idade; 70.29% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 5.79% tem acima de 64 anos de idade. Conforme os dados, a maior população da cidade de Sapiranga localizada no estado de Rio Grande do Sul são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país. Algumas informacões sobre a economia e população da cidade. A cidade de Sapiranga localizada no estado de Rio Grande do Sul tem uma área de 138.3 de quilometros quadrados. A população total de Sapiranga é de 74985 pessoas, sendo 36989 homens e 37996 mulheres. A população na área urbana de Sapiranga RS é de 72286pessoas, já a população da árae rual é de 2699 pessoas. A Densidade demográfica de Sapiranga RS é de 542.13. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia. Outra informação que temos sobre a população de Sapiranga RS é que 23.93% tem entre 0 e 14 anos de idade; 70.29% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 5.79% tem acima de 64 anos de idade. Conforme os dados, a maior população da cidade de Sapiranga localizada no estado de Rio Grande do Sul são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país. As principais atividades econômicos do município são as indústrias de calçados, metalurgia e extrativismo vegetal, sendo sede de grandes indústrias como a Paquetá no ramo de calçados e Altero no setor da metalurgia. Os principais produtos do setor primário são: acácia negra, batata inglesa, arroz, aipim e hortifruticultura. O setor secundário conta com calçados, metalurgia e componentes. No setor terciário, temos gêneros alimentícios, vestuário e eletrodomésticos. A indústria, comércio e serviços em 2004 mostrou 2.828 estabelecimentos.Cidade das Rosas
As rosas sempre foram cultivadas no município, da emancipação até os dias de hoje. Essa denominação possui duas explicações. Uma delas originou-se de uma visita que o Diretor do Serviço Estadual de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Osvaldo Goidanich. Ele surpreendido com a quantidade de roseiras que eram cultivadas, sugeriu que fosse chamada de Cidade das Rosas.
Outra explicação surgiu da ideia do professor e jornalista Muniz Pacheco, através de um artigo no jornal "O Ferrabraz", no dia 24 de novembro de 1960, onde ele destaca as rosas como um aspecto embelezador dos canteiros da cidade, assim denominando-a de Cidade das Rosas. Com a oficialização da Festa das Rosas, em novembro de 1964, o título "Cidade das Rosas" foi reforçado pelos sapiranguenses e pelos turistas.
A Festa das Rosas
A partir de 1966, a Festa das Rosas se realizou nos anos pares e permaneceu até o ano de 1986, quando ocorreu uma pausa de 11 anos. Em 1997, ela foi retomada, se realizando anualmente até os dias de hoje, no Parque Municipal do Imigrante.
Sempre é feita a escolha de uma Rainha e duas princesas, símbolos da beleza da cidade e receptoras dos visitantes que prestigiam a festa. Paralelamente, em evento de porte semelhante, as indústrias de calçados(eixo econômico da cidade)elegem a Rainha dos Operários, representante da beleza da classe trabalhadora. Além disso, shows de bandas e talentos locais são valorizados no evento. A rosa é a atração principal e é encontrada em todos os lugares da festa para tornar especial o principal evento do município.
Com a volta da Festa das Rosas, o cultivo de roseiras e a tradição dos jardins floridos refletiu mais fortemente na comunidade. Da mesma maneira, a administração municipal preservou e ainda preserva essa característica de Sapiranga, mantendo sempre o colorido nos canteiros que embelezam e diferenciam a Cidade das Rosas.
Casa tombada
A casa construída em 1845 pelo imigrante alemão Johan Schmidt, permanece até hoje, constituindo-se numa das casas mais antigas de Sapiranga.
Construída em técnica enxaimel, com estrutura de madeira e vãos preenchidos com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las. Postes, linhas, barrotes e caibros, com encaixes feitos a martelo e talhadeira e fixados com tacos de madeira formavam a estrutura da residência. O telhado era feito de tabuinhas engatadas em ripas. Quando as tabuinhas apodrecem, são trocadas por telhas de folhas de zinco e por telhas de barro.
Voar livre
O voo livre iniciou sua história no município de Sapiranga no ano de 1974. No início, o esporte era considerado de alto risco, devido ao grande número de acidentes, vários fatais. Com o passar do tempo, a segurança dos equipamentos foi sendo aprimorada e hoje dificilmente os pilotos correm riscos de vida. Basta o voador ter consciência da necessidade de uma boa preparação física, psíquica e um bom equipamento de voo. Além disso, é importante um bom clima para o voo ser tranquilo.
A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) foi fundada em 28 de agosto de 1978 e é responsável pelo recebimento de pilotos de vários estados do Brasil, inclusive de outros países.
A cidade possui também um aeroclube, de indicativo SSBZ, porém este está desativado.
Balneários e cursos dágua
Em sua porção norte, no distrito de São Jacó, o município de Sapiranga é banhado pela Bacia do Rio Feitoria, em trecho de serra contando com várias cataratas e cachoeiras em seu território. Há vários balneários ao longo do Rio Feitoria e seus afluentes, bem como pontos de interesse turístico como a Cascata dos Deberofski, na localidade de Picada Verão.
O Morro Ferrabraz
Localizado ao norte de Sapiranga, o Morro Ferrabraz é formado por rochas de origem vulcânica e sedimentar. O terreno constitui-se de uma grande elevação, onde predomina a erosão. Sua altitude varia de 581 metros a 634 metros acima do nível do mar, sendo que no centro da cidade a altitude não passa de 50 metros.
Com a necessidade de preservação do Morro Ferrabraz, a lei municipal número 1400/87 colocou-o como patrimônio natural, área especial de interesse histórico e turístico.
Hoje em dia, o Morro é um centro turístico com prática de voo livre. Asas-delta e paragliders decolam das rampas em busca de emoção. Além disso, o local é propício para a prática de mountain bike. Também na encosta do Ferrabraz foi demarcado o sítio histórico dos Mucker.
Caminhos de Jacobina
O roteiro Caminhos de Jacobina foi criado com a intenção de ajudar as pessoas a conhecer mais sobre o episódio dos Muckers. Episódio esse que inspirou o autor Luiz Carlos Barreto no filme A Paixão de Jacobina. O roteiro tem os seguintes pontos:
Cemitério no bairro Amaral Ribeiro - Mantém os túmulos de quatro moradores de Sapiranga, mortos no conflito com os Mucker(Anti-Mucker), na década de 1870. Os Mucker foram enterrados em valas e cobertos com espessa camada de sal para que seus corpos se decompusessem o mais rapidamente possível. Portanto não existe Mucker enterrado nos cemitérios de Sapiranga, pois não eram considerados santos e merecedores de tal honraria. A arte funerária e as inscrições nas lápides do século XIX mostram traços culturais e religiosos da comunidade. Estátua do Cel. Genuíno Sampaio - Estátua erguida por colonos próximo à residência de Jacobina, no ano de 1931 por iniciativa de um morador local, Reinaldo Scherer[6]. Em 1874, nesse local, travaram-se duas batalhas entre os soldados do Coronel Genuíno Sampaio e o grupo de Jacobina. Cruz de Jacobina - Neste local, Jacobina e alguns do seu grupo se abrigaram para fugir do confronto com seus perseguidores. A cruz foi colocada no início do século XX, aproximadamente em 1910, depois da visita de um dos remanescentes do confronto. Acredita-se que neste local Jacobina tenha sido assassinada. http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Daniel%20Luciano%20Gevehr.pdf
Locação "A Paixão de Jacobina" - A propriedade serviu como locação para o filme "A Paixão de Jacobina". Possui uma casa em estilo enxaimel, com mais de cem anos e reproduções dos personagens do filme, uma cozinha em estilo enxaimel, um galpão onde foi filmada a cena final e a trilha da Três Quedas com acesso a cascatas onde se pode tomar banho.
Cidade das Rosas[editar | editar código-fonte] As rosas sempre foram cultivadas no município, da emancipação até os dias de hoje. Essa denominação possui duas explicações. Uma delas originou-se de uma visita que o Diretor do Serviço Estadual de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Osvaldo Goidanich. Ele surpreendido com a quantidade de roseiras que eram cultivadas, sugeriu que fosse chamada de Cidade das Rosas. Uma Rosa Outra explicação surgiu da ideia do professor e jornalista Muniz Pacheco, através de um artigo no jornal "O Ferrabraz", no dia 24 de novembro de 1960, onde ele destaca as rosas como um aspecto embelezador dos canteiros da cidade, assim denominando-a de Cidade das Rosas. Com a oficialização da Festa das Rosas, em novembro de 1964, o título "Cidade das Rosas" foi reforçado pelos sapiranguenses e pelos turistas. A Festa das Rosas[editar | editar código-fonte] A partir de 1966, a Festa das Rosas se realizou nos anos pares e permaneceu até o ano de 1986, quando ocorreu uma pausa de 11 anos. Em 1997, ela foi retomada, se realizando anualmente até os dias de hoje, no Parque Municipal do Imigrante. Sempre é feita a escolha de uma Rainha e duas princesas, símbolos da beleza da cidade e receptoras dos visitantes que prestigiam a festa. Paralelamente, em evento de porte semelhante, as indústrias de calçados(eixo econômico da cidade)elegem a Rainha dos Operários, representante da beleza da classe trabalhadora. Além disso, shows de bandas e talentos locais são valorizados no evento. A rosa é a atração principal e é encontrada em todos os lugares da festa para tornar especial o principal evento do município. Com a volta da Festa das Rosas, o cultivo de roseiras e a tradição dos jardins floridos refletiu mais fortemente na comunidade. Da mesma maneira, a administração municipal preservou e ainda preserva essa característica de Sapiranga, mantendo sempre o colorido nos canteiros que embelezam e diferenciam a Cidade das Rosas. Casa tombada[editar | editar código-fonte] A casa construída em 1845 pelo imigrante alemão Johan Schmidt, permanece até hoje, constituindo-se numa das casas mais antigas de Sapiranga. Construída em técnica enxaimel, com estrutura de madeira e vãos preenchidos com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las. Postes, linhas, barrotes e caibros, com encaixes feitos a martelo e talhadeira e fixados com tacos de madeira formavam a estrutura da residência. O telhado era feito de tabuinhas engatadas em ripas. Quando as tabuinhas apodrecem, são trocadas por telhas de folhas de zinco e por telhas de barro. Voo livre[editar | editar código-fonte] Pista de voo livre situada no Morro Ferrabraz O voo livre iniciou sua história no município de Sapiranga no ano de 1974. No início, o esporte era considerado de alto risco, devido ao grande número de acidentes, vários fatais. Com o passar do tempo, a segurança dos equipamentos foi sendo aprimorada e hoje dificilmente os pilotos correm riscos de vida. Basta o voador ter consciência da necessidade de uma boa preparação física, psíquica e um bom equipamento de voo. Além disso, é importante um bom clima para o voo ser tranquilo. A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) foi fundada em 28 de agosto de 1978 e é responsável pelo recebimento de pilotos de vários estados do Brasil, inclusive de outros países. A cidade possui também um aeroclube, de indicativo SSBZ, porém este está desativado. Balneários e cursos d'água[editar | editar código-fonte] Em sua porção norte, no distrito de São Jacó, o município de Sapiranga é banhado pela Bacia do Rio Feitoria, em trecho de serra contando com várias cataratas e cachoeiras em seu território. Há vários balneários ao longo do Rio Feitoria e seus afluentes, bem como pontos de interesse turístico como a Cascata dos Deberofski, na localidade de Picada Verão. O Morro Ferrabraz[editar | editar código-fonte] Localizado ao norte de Sapiranga, o Morro Ferrabraz é formado por rochas de origem vulcânica e sedimentar. O terreno constitui-se de uma grande elevação, onde predomina a erosão. Sua altitude varia de 581 metros a 634 metros acima do nível do mar, sendo que no centro da cidade a altitude não passa de 50 metros. Com a necessidade de preservação do Morro Ferrabraz, a lei municipal número 1400/87 colocou-o como patrimônio natural, área especial de interesse histórico e turístico. Hoje em dia, o Morro é um centro turístico com prática de voo livre. Asas-delta e paragliders decolam das rampas em busca de emoção. Além disso, o local é propício para a prática de mountain bike. Também na encosta do Ferrabraz foi demarcado o sítio histórico dos Mucker. Caminhos de Jacobina[9][editar | editar código-fonte] O roteiro Caminhos de Jacobina foi criado com a intenção de ajudar as pessoas a conhecer mais sobre o episódio dos Muckers. Episódio esse que inspirou o autor Luiz Carlos Barreto no filme A Paixão de Jacobina. O roteiro tem os seguintes pontos: Cemitério no bairro Amaral Ribeiro - Mantém os túmulos de quatro moradores de Sapiranga, mortos no conflito com os Mucker (anti-Mucker), na década de 1870. Os Mucker foram enterrados em valas e cobertos com espessa camada de sal para que seus corpos se decompusessem o mais rapidamente possível. Portanto não existe Mucker enterrado nos cemitérios de Sapiranga, pois não eram considerados santos e merecedores de tal honraria. A arte funerária e as inscrições nas lápides do século XIX mostram traços culturais e religiosos da comunidade. Estátua do Cel. Genuíno Sampaio - Estátua erguida por colonos próximo à residência de Jacobina, no ano de 1931 por iniciativa de um morador local, Reinaldo Scherer.[10] Em 1874, nesse local, travaram-se duas batalhas entre os soldados do Coronel Genuíno Sampaio e o grupo de Jacobina. Cruz de Jacobina - Neste local, Jacobina e alguns do seu grupo se abrigaram para fugir do confronto com seus perseguidores. A cruz foi colocada no início do século XX, aproximadamente em 1910, depois da visita de um dos remanescentes do confronto. Acredita-se que neste local Jacobina tenha sido assassinada. Locação "A Paixão de Jacobina" - A propriedade serviu como locação para o filme "A Paixão de Jacobina". Possui uma casa em estilo enxaimel, com mais de cem anos e reproduções dos personagens do filme, uma cozinha em estilo enxaimel, um galpão onde foi filmada a cena final e a trilha da Três Quedas com acesso a cascatas onde se pode tomar banho.Veja mais opcoes de software oficina mecanica em outras cidades.
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