Funil de Vendas: o que é, para que serve e como montar um

Título: Funil de Vendas: o que é, para que serve e como montar um
Criado em 12/02/2015 - Publicado em - Atualizado em 09/09/2021
IS2 Sistemas de Informação
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O que é um Funil de Vendas

O funil de vendas que também é chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a realização da compra do produto ou serviço.

O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas usando gatilhos mentais cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra dos clientes da empresa. Preparamos um artigo explicando Qual Gatilho Mental Utilizar em cada Etapda do Funil de vendas

O funil de vendas surgiu junto com o modelo AIDA (AÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO), foi a primeira vez que se dividiu em etapas a jornada de um cliente do momento em que é atraído por uma oferta até o momento em que se decide por fechar a compra.

Etapas do Funil de Vendas

Topo de funil está para o aprendizado e descoberta

Nessa fase, também conhecida por ToFu (top of the funnel), os visitantes descobrem que têm um problema a ser resolvido que até então era desconhecido. Nessa etapa ocorre a conscientização do cliente quanto ao problema. Você deve educar seu cliente oferecendo conteúdos ricos, como infográficos, eBooks, videoaulas e artigos. Nessa etapa é importante capturar o contato do cliente (email ou whatsapp) para poder enviar os conteúdos programados.Veja na videoaula abaixo Como Conseguir o Email de Uma Pessoa

Meio de funil está para o reconhecimento do problema e a consideração da solução

Na etapa conhecida por MoFu (middle of the funnel), já estamos lidando com os Leads. Nesse ponto eles estão em busca de resolver suas necessidades e você pode oferecer uma planilha específica, uma versão demonstrativa ou uma videoaula com um conteúdo que ajuda a resolver o problema de alguma forma. Sua função é ajudá-los com dicas e técnicas.

Esforce-se para demonstrar tudo aquilo que o cliente está perdendo por não investir na solução do problema. Encare o problema do cliente como se fosse seu e busque números, além de outros dados, para que ele visualize o prejuízo e sinta na pele o que está acontecendo. Aproveite também para demonstrar os motivos pelos quais sua empresa tem a melhor solução.

Fundo do funil está para a decisão de compra

No BoFu (bottom of the funnel), os Leads qualificados tornam-se oportunidades de negócio, estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas. Mostre que você é o parceiro perfeito para eles.

Convencimento e persuasão são as palavras-chave do fundo do funil. Mostre ao seu cliente todos os benefícios de optar por sua empresa.

Veja na videoaula abaixo 16 Exemplos de Assunto de Email de Vendas

Como montar seu Funil de Vendas

Mapeie a jornada de compras

O primeiro passo na construção do seu funil de vendas é identificar qual é a jornada de compra realizada pelos clientes. O importante aqui é identificar quais são os desejos e dificuldades dos clientes durante o processo de compras, eles pontos serão trabalhados nas etapas na jornada

Defina os marcos do processo de vendas

Agora é hora de definir os principais marcos que representam as viradas de estágio, ou seja, em qual momento meu Lead descobre que precisa implementar uma solução para o problema? O que faz ele descibrir isso e se ele descobre isso sozinho?

Definindo etapas

A definição das etapas do funil de vendas deve ser planejada com o objetivo de dar o maior suporte possível à jornada de compra, entregando o valor necessário para que o potencial cliente avance da descoberta do problema até a compra. Essas etapas são recheadas de gatilhos mentais para enfatizar o problema e querer a solução.

IS2 Pipeline - Software de Email Marketing e Funil de Vendas

software is2 pipeline O IS2 Pipeline é um sistema de email marketing e sistema de funil de vendas desenvolvido pela IS2 Sistemas de Informações. O IS2 Pipeline é um software desktop;

Desde 2015 a IS2 está atuando no mundo do Marketing Digital, saímos do zero para atualmente 10 mil cliques por mês em nossos websites. Com este aumento na quantidade de visitantes e contatos algumas situações começaram a surgir, por exemplo enviar email para a pessoa errada por engano, ou então enviar email para quem disse não querer mais receber email, além de gastar tempo procurando email antigo para reenviar.

Todas essas e outras situações nos levaram e desenvolver o software IS2 Pipeline. Agora está tudo mais fácil.

O email marketing é uma de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, realizada através de email.

Os exemplos mais comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são: Oferta de produtos e serviços, Promoções, Confirmação de uma compra online e Newsletter

Uma das grandes vantagens do email é que quando uma empresa faz um post no Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário. O Facebook, no caso, é um intermediário entre você sua audiência.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Já no email marketing isso não acontece. Uma das grandes vantagens desse meio de comunicação é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 70 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 70 receberão seu email na caixa de entrada.

Já o Funil de vendas é uma reprentação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Normalmente um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

O conceito principal do Funil de Vendas é entregar conteúdos sequenciais, em cada etapa do funil de venda, a fim de conduzir o contato até o fechamento da venda.

O objetivo do Funil de vendas é a Nutrição de leads no intuito de construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas interessadas no seu produto ou serviço, mesmo que elas não estejam no momento exato para efetuar uma compra.