Email Marketing Para Varejo

Título: Email Marketing Para Varejo
Criado em 17/09/2021 - Publicado em - Atualizado em 17/09/2021
IS2 Sistemas de Informação
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O que é Email Marketing?

Email marketing é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção.

Contudo, uma característica da prática do email marketing é que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por seu público.

No final de 2024, o número de usuários de email deve passar dos 4,4 bilhões, de acordo com levantamento feito pela empresa Radicati.

De posse destes números, é inevitável pensar na importância e potencial que o email marketing pode ter para o varejo.

Por que fazer email marketing?

Com uma previsão de 310 milhões de usuários até 2021, certamente o email é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, aliás, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, ads, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais.

Email marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm forte nas estratégias.

Usar de forma adequada o Email Marketing é uma arma muito eficiente para manter um relacionamento com clientes atuais, clientes inativos ou apenas pessoas interessadas.

Tipos de email marketing

Marcas podem entrar em contato com seus clientes ativos e inativos por diversos motivos. Veja abaixo os principais formatos de email marketing para sua loja.

Campanhas promocionais por email marketing

Campanhas promocionais por email marketing são comunicações que trazem ofertas de produtos e por isso, tem um objetivo claro: vender.

O segredo para alcançar bons resultados com emails promocionais é explorar a segmentação. Oferte o produto certo para o consumidor certo. Você sabe, não tem coisa mais chata do que receber um email sobre algum produto que você não tem o mínimo de interesse.

Emails transacionais

Muito utilizado por e-commerces, a comunicação transacional é enviada de forma automatizada para formalizar e confirmar ações que o consumidor realizou junto a marca.

Exemplos: pré-reserva de um produto, confirmação de pagamento e até mesmo o email de boas vindas que recebemos ao nos cadastrarmos em um site ou loja virtual.

Newsletters

Consiste basicamente em um boletim de cunho informativo disparado com periodicidade pré definida. Os clientes que realmente desejam estar em contato com a marca são comunicados sobre novos conteúdos nos demais canais da marca, por exemplo.

É uma excelente oportunidade de fazer-se presente junto aos seus consumidores de forma frequente, podendo explorar assuntos e levar informações que tenham relação com sua marca mas sem um apelo comercial.

Exemplo: sou uma marca de beachwear para mulheres e posso incluir na minha newsletter dicas de cuidados com a saúde da pele no verão, ou elencar as melhores praias brasileiras para visitar na baixa temporada.

Frequência de envio de email marketing

Definir a periodicidade das suas comunicações via email é muito fundamental. Como estamos falando do uso do email marketing para a construção de um relacionamento com seus clientes, é fundamental fazer-se presente na rotina dele de maneira equilibrada.

Tenha cuidado para não tornar a comunicação inconveniente (principalmente tratando-se de emails promocionais), entrando em contato diariamente ou com várias comunicações no mesmo dia.

Segmentação de email marketing

O recurso mais estratégico para nortear a sua estratégia de email marketing é a segmentação dos seus contatos. O primeiro passo para criar segmentações é explorar as informações disponíveis dentro do seu cadastro de clientes. Crie listas com critérios pré definidos comuns a uma quantidade de clientes.

Exemplo: sou uma marca de roupas femininas que envia produtos para todo o Brasil. No entanto, posso oferecer frete grátis apenas para a região Sudeste. Preciso também reaquecer um recorte da minha base de consumidores que não compram comigo há seis meses.

Funil de Vendas no Email Marketing

O funil de vendas que também é chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a realização da compra do produto ou serviço.

O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas usando gatilhos mentais cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra dos clientes da empresa. Preparamos um artigo explicando Qual Gatilho Mental Utilizar em cada Etapda do Funil de vendas

O funil de vendas surgiu junto com o modelo AIDA (AÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO), foi a primeira vez que se dividiu em etapas a jornada de um cliente do momento em que é atraído por uma oferta até o momento em que se decide por fechar a compra.

Preparamos um artigo explicando tudo sobre funil de vendas

IS2 Pipeline - Software de Email Marketing e Funil de Vendas

software is2 pipeline O IS2 Pipeline é um sistema de email marketing e sistema de funil de vendas desenvolvido pela IS2 Sistemas de Informações. O IS2 Pipeline é um software desktop;

Desde 2015 a IS2 está atuando no mundo do Marketing Digital, saímos do zero para atualmente 10 mil cliques por mês em nossos websites. Com este aumento na quantidade de visitantes e contatos algumas situações começaram a surgir, por exemplo enviar email para a pessoa errada por engano, ou então enviar email para quem disse não querer mais receber email, além de gastar tempo procurando email antigo para reenviar.

Todas essas e outras situações nos levaram e desenvolver o software IS2 Pipeline. Agora está tudo mais fácil.

O email marketing é uma de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, realizada através de email.

Os exemplos mais comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são: Oferta de produtos e serviços, Promoções, Confirmação de uma compra online e Newsletter

Uma das grandes vantagens do email é que quando uma empresa faz um post no Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário. O Facebook, no caso, é um intermediário entre você sua audiência.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Já no email marketing isso não acontece. Uma das grandes vantagens desse meio de comunicação é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 70 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 70 receberão seu email na caixa de entrada.

Já o Funil de vendas é uma reprentação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Normalmente um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

O conceito principal do Funil de Vendas é entregar conteúdos sequenciais, em cada etapa do funil de venda, a fim de conduzir o contato até o fechamento da venda.

O objetivo do Funil de vendas é a Nutrição de leads no intuito de construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas interessadas no seu produto ou serviço, mesmo que elas não estejam no momento exato para efetuar uma compra.